sexta-feira, 4 de maio de 2012

A lógica do Orlando

Um dos momentos mais fixes do dia é quando encontro o Orlando no café. Ele vem sempre acompanhado pela sua mãe e não dispensa o seu leite chocolatado...

Apesar dos seus 12 anos, o Orlando é um miudo simpático e já muito acarinhado pelos frequentadores do café naquele horário. Ele não se põe de fora em nenhuma conversa e eu comecei a aprender a ver ou a rever o mundo pelos olhos simples e lógicos de uma criança... Sim porque a pureza é inerente às crianças, já Jesus assim o disse e tal está transcrito na Bíblia... Além disso o Orlando tem por hábito raciocinar em voz alta e deixa-nos frequentemente sem argumentos para o contariar.

Ontem a conversa começou com a Bandeira Portuguesa. Parece que tinha dado isso na aula desse dia. A primeira Bandeira foi azul e branca, a actual é vermelha e verde e passou a ser usada na implantação da República... Mas a professora não tinha explicado o significado das cores e do escudo e vai daí eu aproveitei para lhe explicar. Depois, falei-lhe na bandeira específica da Presidência da República e quase como curiosidade surgiu a matrícula do carro do Presidente da República... Aqui o Orlando não achou muito lógico e interrogou-me de imediato:
"A matrícula só tem 2 letras? Só PR?"
Quando eu respondi afirmativamente, ele questionou-me novamente:
"E ele não tem problemas com a polícia?"
Eu e o resto do pessoal rimo-nos, porque achamos muito engraçado o comentário, mas o Orlando, não se intimidou com os risos dos adultos e continuou o seu racicínio em voz alta:
"Os ciganos também não têm problemas com a policia..."
Não resisti, dei mais uma gargalhada e alertei o Orlando:
"Cuidado amigo que, com essas comparações, podes estar a ofender alguns ciganos..."

A conversa continuou sobre velocidade e sobre aviões ao que o Orlando questionou:
"Você sabe guiar um avião? Se souber e tiver um avião privado pode guiá-lo mesmo sem carta, porque a Polícia Aérea não o apanha, não o pode mandar parar no ar para controlar os seus documentos, pois não?"
Eu estourei-me a rir, mas a verdade é que o racicionio do miudo era lógico e só fui capaz de lhe dizer:
"Nessa eu nunca tinha pensado, mas tem a sua lógica..."
Claro que depois o esclareci sobre como se controlam os voos e como se inspeccionam os aviões e os respectivos pilotos... Mas tiro o chapéu ao Orlando pela sua capacidade de simplificar...

E naquele horário, nos dias em que o Orlando não está, toda a gente toma o café mais silenciosamente, sentindo a sua falta.

Domingos António Cabral
Retalhos da minha vida