terça-feira, 5 de setembro de 2023

Cruzei-me com um mendigo

Eram oito e meia da manhã e saí para fazer uma caminhada por algumas ruas pouco movimentadas da pequena cidade onde moro. É quase um ritual diário, cuja exceção é o domingo e foi recomendado pela médica de família. Ao contrário de outros dias, cruzei-me com um pobre que estendeu a mão na minha direção. Não sei se é sem abrigo ou somente um humano a lutar pela sobrevivência neste mundo em que tantos não têm sequer o suficiente para se alimentarem.

Meti a mão ao bolso do fato de treino e encontrei duas moedas, que nem sabia que ali as tinha, pois não é meu costume levar dinheiro nas caminhadas matinais. Coloquei-as na sua mão dizendo que era tudo o que, naquele momento, tinha comigo. O homem ao agradecer sorriu para mim e percebi um brilho especial no seu olhar. Quando eu já desandava ouvi-o dizer: «Deus te abençoe!»

Já não fui capaz de olhar para trás. Fiquei simultaneamente comovido pela sua expressão, mas ao mesmo tempo revoltado pela necessidade de alguém ter de estender a mão para matar a fome. Senti uma dor no peito e sem explicação acelerei o passo. A imagem do pedinte, o seu sorriso e o seu olhar não saíam da minha mente. A recordação daquela frase final emocionava-me. Ele retribuíra aquilo que eu lhe dei com algo muito mais valioso, algo inestimável.

Dei por mim a entrar em casa sem me lembrar do percurso que fizera após aquele encontro. Foi então que sentado no sofá da sala e comovido, eu senti que me tinha cruzado com um representante de Deus na Terra. Porque segundo o que vi e ouvi nas igrejas Cristãs (Católica, Evangélica e outras) os representantes ou ministros de Deus na Terra são: o papa, cardeais, bispos, padres, pastores, servos e demais membros, mas as Escrituras Sagradas dizem-nos que é o Lázaro, o mendigo que se alimenta das migalhas que caem da mesa do rico, que vai para o céu e Jesus diz que quando fizeres bem ao pobre, ao necessitado, é a Ele que estás a fazer bem.

Então questionei-me o porquê de no Cristianismo os crentes terem tanta reverência com os líderes das igrejas? Não são eles líderes deste mundo? Até porque o apóstolo Paulo diz que o único mediador entre Deus e os homens é Jesus, o Cristo.

Hoje, se dúvidas tinha, foram esclarecidas.

(Lucas 16:19.22 - Mateus 25:35.40)

Domingos António Cabral

Retalhos da minha vida

autor de «O Olhar Da Vidente»

coautor de «Mudar Para Vencer!»

Sem comentários: