sábado, 15 de dezembro de 2007

Estrela de Natal... Estrela do bem ou estrela do mal?

A estrela de natal é um dos símbolos mais usados nesta época festiva. Ela aparece no topo da árvore de natal e é aliada à história dos reis magos que vieram do Oriente para adorar o menino Jesus.

Será que esta estrela é uma estrela de bem ou uma estrela de mal? Qual terá sido a sua função na história dos magos?

Os magos, por vezes chamados reis, eram astrólogos. Sobre este pormenor parece haver consenso. Nas suas visões sobre o futuro, eles previram a chegada do Rei dos Judeus; o messias ou salvador da humanidade e quiseram prestar-lhe homenagem. Previram também o aparecimento de uma estrela que identificaria a chegada desse Rei e foi essa estrela que eles seguiram. Então a estrela surgiu para identificar o nascimento de Jesus. E quanto a isto também há consenso. Mas qual o propósito dessa estrela?

De facto ela não conduziu os magos só a Jesus. Em primeiro lugar ela conduziu-os a Herodes, tendo os magos transmitido a este, que a criança que havia nascido iria ser um Rei seguido por multidões. Instalou-se no íntimo de Herodes o medo de perder o poder, a ponto de ter pedido aos magos que se encontrassem esse Rei voltassem para o avisar... Só depois deste episódio marcante é que a estrela os conduziu finalmente a casa de Jesus.


Depois da visita, os magos receberam um aviso divino em sonhos para não regressarem pelo mesmo caminho e não avisarem Herodes. Também José foi avisado em sonhos, pelos anjos, para fugir com o menino para terras do Egipto, pois algo de muito trágico iria acontecer na Judeia. Herodes não tendo recebido notícias de volta, dos magos, mandou matar todas as crianças com 2 anos ou menos de idade. Sim, porque na altura da visita dos magos, Jesus já não era um recém-nascido e vivia numa casa com os seus pais. Jesus seria então uma criança com idade até cerca de 2 anos.

Voltando ao principal propósito da estrela, foi de facto avisar Herodes e tentar que este conseguisse aniquilar o salvador nos primeiros anos de vida. Mas Deus, "trocou-lhe as voltas".

É esta a verdadeira história da estrela de natal, que também pode ser vista como um ícone dos adoradores do Deus Sol, religião que predominava em Roma antes da chegada do Cristianismo.

Vale a pena ler o capítulo 2 do Evangelho de Mateus que relata estes eventos e vão ver que esta interpretação é de facto a mais coerente.

Domingos António Cabral
Retalhos da minha vida

Sem comentários: