quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Natal = celebração do nascimento de Jesus?

A data de 25 de Dezembro foi escolhida para celebrar o nascimento de Jesus, a fim de cristianizar uma festa pagã que se celebrava nesse dia: o "Natalis Invicti Solis" (Aniversário Natalício do Invencível Sol) e várias outras festividades pagãs que se celebravam no solstício de Inverno.

Em 274, Aureliano mandou proclamar o Deus-Sol como o principal padroeiro do Império. Esta celebração dos adoradores do Sol tinha muita força no Império Romano, até que começou a ser ameaçada pelo crescente do Cristianismo.

A celebração do Natal aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus, no ano de 354, altura em que o então imperador romano se converte ao Cristianismo e funda a Igreja Romana (mais tarde Católica Apostólica Romana), tendo sempre presente a necessidade de agradar a Cristãos e adoradores do Sol e procurando conciliar ou conjugar as celebrações de ambas (as suas antiga e nova religiões).

Se lermos o evangelho de Lucas 2:8-11 vemos a descrição de pastores nos campos, de noite, quando os anjos anunciaram o nascimento de Jesus. Ora, se durante o Inverno os rebanhos tinham que ficar nos abrigos devido às condições atmosféricas, não é nada provavel que Jesus tenha nascido a 25 de Dezembro.

Domingos António Cabral
Retalhos da minha vida

Sem comentários: