domingo, 30 de setembro de 2007

Bom e mau carácter...

Hoje o meu filho perguntou-me o que era o carácter.

Comecei por lhe explicar a definição dos dicionários.

Carácter é um conjunto de traços particulares que definem o comportamento constante de um ser humano. É um conjunto de qualidades, boas ou más, de uma pessoa que lhe determinam a conduta e a concepção moral.

Depois expliquei-lhe que há pessoas com bom e outras com mau carácter. Isso não tem nada a ver com as suas qualificações académicas. Tem mais a ver com a sua educação e com o facto de se regerem ou não por princípios moralmente correctos.

Expliquei-lhe ainda que por vezes as frustrações que as pessoas vivem, profissionais ou pessoais, fazem-nas agir com mau carácter. Invejam os outros e por vezes nem são os bens materiais que são invejados, são as capacidades intelectuais e a forma coerente e com princípios como os outros caminham na vida.

O meu filho sorriu e disse: "Agora entendo porque tantas vezes dizes que fazes questão de te manter fiel aos teus princípios morais".

Fiquei feliz com a compreensão dele e para já não aprofundei o caso, até porque aos poucos ele entenderá que pela vida fora serão bastantes os maus caracteres que nos aparecem pela frente, mas que com a ajuda de Deus nós sempre vencemos.




Domingos António Cabral
Retalhos da minha vida

Sem comentários: